Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2020



O QUE É AUTOAMOR?

O autoamor é o sentimento de autoconfiança e de auto respeito por nós mesmos. Quando temos um autoamor elevado nos sentimos adequados e merecedores de felicidade, e de tudo de melhor que a vida poderá nos proporcionar. Quanto maior o autoamor mais bem preparados estaremos para lidar com as adversidades da vida.
Autoamor atrai amor, bons e saudáveis relacionamentos, saúde, vitalidade e não haverá lugar para vazios existenciais.
Existirá alegria pelo simples fato de existir, de acordar pela manhã e ter a possibilidade de estar animando o meu corpo e viver mais um dia de trabalho, agradecidos por tudo o que somos e temos.
O autoamor é o que penso de mim mesmo, não o que o outro pensa de mim.
Onde há um autoamor elevado, o outro é tratado com respeito, benevolência e boa vontade. O outro não é visto como ameaça. O auto respeito é base para o respeito pelo outro.
Na falta de autoamor nos sentimos inadequados ou errados com a vida, muitas culpas, incertezas e medos. Ou podemos ter um autoamor mediano, ora nos sentimos adequados e confiantes e ora inadequados, inseguros com a vida e novas situações.
Com as crianças se elas forem encorajadas e treinadas para o autoamor, com certeza serão adultos autoconfiantes e mais preparados para a vida. Sempre importante tomarmos cuidado com frases negativas para com os pequenos como: - você não vai conseguir, - não sabe fazer nada mesmo, você é muito burro, não aprende...entre outras frases incutidas nas suas cabecinhas que irão dificultar o seu auto respeito e confiança.
Porém quando nos tornamos adultos, agora a vida depende só de nós, e ainda que a infância não tenha sido das melhores podemos fazer diferente e não nos tornarmos vítimas e nos auto mutilarmos com conceitos negativos de nós mesmos.
Desenvolver o autoamor é ampliar a nossa capacidade de ser feliz.
Nós responderemos aos acontecimentos da vida, tanto os negativos como os positivos, de acordo com a visão íntima que temos de nós mesmos. Seremos afetados em todos os aspectos da vida como no trabalho, no amor, no progresso material ou no nosso proceder como pais.
Portanto, a autoestima é a chave do êxito ou do fracasso. (Branden, Nathaniel 1995)
Entusiasmo sempre em alta acreditando no seu potencial (Entu do grego significa que tem Deus dentro de si).
Autoconfiança é como uma lanterna. Por mais escuro que esteja ela o ajudará a achar o caminho. (Mark Twain)

Marly Ferreira Dejane
Psicóloga, Arteterapeuta, Palestrante
Consultora de pais na orientação dos filhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário