Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


O QUE É SUSTENTABILIDADE? O QUE TEM A VER COMIGO?

O conceito da palavra sustentável do latim é de conservar, apoiar, cuidar, defender. O uso sustentável da natureza deve suprir as necessidades do presente sem deixar de cuidá-la para as futuras gerações.
É preciso haver um equilíbrio entre o que se retira e o que volta a crescer na natureza, como florestas, mares, peixes, animais, petróleo e outros. Tendo em vista as gerações futuras, não só explorar hoje e não ter o cuidado e a responsabilidade com o retorno para a natureza de Deus. Assim é com tudo na vida, conosco também, a vida é cíclica.
Na beleza magnífica da natureza é de onde tiramos a energia e a alegria de viver, somos renovados.
É urgente para os seres humanos e para o planeta que cuidemos melhor da nossa morada, estamos correndo o risco de não conseguirmos mais respirar, ter água potável e alimento.
Se tratamos assim a nossa casa planetária, como estamos tratando a nós mesmos? Nosso corpo físico, mental e espiritual?
O mesmo cuidado e sustentabilidade devemos para conosco mesmos. Encontrar a justa medida ou o equilíbrio entre o que é gostoso e o que nos faz bem, ou o que dá um bom resultado.
Parece que o conceito de sustentabilidade está muito em moda, as pessoas procuram por produtos que tenham um selo de sustentável, ou que protegem a natureza, mas será que estamos fazendo a nossa mínima parte? Reciclar, separar o lixo doméstico, não desperdiçar o alimento, economizar água, recolher os detritos do seu cão na rua, ser menos consumista, reutilizar, cuidar dos nossos rios e mares...
O cuidado engloba tudo na nossa existência, quem consegue ter esta consciência macro provavelmente se esforça nos pequenos detalhes do dia a dia, e principalmente consigo mesmo e com o outro.
Viemos de uma fase de muita fartura no planeta, agora se não cuidarmos passaremos por muita escassez, de tudo que esbanjamos.
O cuidado é a relação consigo mesmo, com a criação, com Deus e todos os seres humanos.
Quando meus filhos me dizem que estão muito atarefados ou sobrecarregados de trabalho, logo lhes pergunto: -Você está com o seu armário arrumado? O armário físico simboliza a casa mental, e é muito comum estarmos com a casa física desarrumada e a mental por consequência.
Se estruturamos nosso dia e mantemos a nossa residência organizada, a alma também fica em ordem. Desordem exterior causa caos interior e perda do centro.
Vivemos no ritmo guiados pela natureza, o dia e a noite, luz e escuridão, descanso uma vez por semana. A estações do ano, o inverno que traz o recolhimento na casa aquecida, a primavera, cultivo dos campos, no verão quando o calor é muito intenso se faz uma pausa ao meio-dia, e o outono, tempo de colheita e ação de graças.
Preservemos o planeta para continuarmos tendo a possibilidade de sermos guiados pelo ritmo da natureza e da criação de Deus.
“Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo” Mahatma Gandhi

Marly Ferreira Dejane
Psicóloga, Arteterapeuta Junguiana e Palestrante




Nenhum comentário:

Postar um comentário