Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020


DISCIPLINA POSITIVA PARA CRIANÇAS- JANE NELSEN

Os pais e educadores da atualidade estão sempre estudando novos métodos e técnicas de educação para as crianças. Porém é importante lembrar que nenhuma técnica irá superar o envolvimento de amor e atenção aos pequenos. Somando-se ao amor, qualquer método poderá acrescentar muito no relacionamento entre pais, filhos ou educadores, fortalecendo os laços da família.
Jane Nelsen, é doutora em educação e mãe de 7 filhos, terapeuta de casais e família e é autora de 18 obras sobre o método da disciplina positiva que foi baseada na filosofia de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, ao qual vou descrevê-lo pois me pareceu um meio termo entre o punitivo e o permissivo.
Esta disciplina defende o uso de ferramentas de educação que são gentis e firmes e que ensinam habilidades sociais e de vida.

A disciplina positiva sugere aos pais:
- É perigoso para as crianças quando os adultos fazem muito por elas;
- superprotegem;
- não passam muito tempo com elas;
- fazem a lição de casa por elas;
- compram muitas coisas para elas;
- dão broncas constantemente;
- exigem, gritam e depois as tiram de apuros;
A base para uma autoestima saudável é quando as crianças desenvolvem a crença de que “Eu sou capaz”.
Para que isto aconteça, elas precisam treinar a busca de soluções e desenvolver habilidades por si sós, para praticarem o que os pais esperam delas, e se sentirem capazes. A autoestima é fundamental para o sucesso em quaisquer empreitadas da vida.

Para se entender os conceitos da disciplina positiva, vou descrever abaixo as suas bases:
- Compreensão dos 4 objetivos do mau comportamento;
- Gentileza e firmeza ao mesmo tempo;
- Respeito mútuo;
- Erros são oportunidades de aprender;
- Responsabilidade social;
- Reuniões de família e de classe;
- Envolvimento das crianças na solução de problemas;
- Encorajamento.

Muita gentileza sem firmeza pode se tornar permissividade, e muita firmeza sem gentileza pode se tornar rigidez excessiva.
Com o método da disciplina positiva, muitos pais e educadores conseguiram mudar os comportamentos indesejáveis das crianças que causam estresse e mal estar, nas infindáveis vezes que os pais costumam gritar, ameaçar e punir todos os dias por não conseguirem resultado quando pedem para guardar os brinquedos, hora de estudar, de tomar banho de dormir entre outras atividades do dia a dia.
Vale lembrar que a velha e eterna “paciência” para consigo mesmo e para com as crianças será ferramenta fundamental, pois a mudança de velhos hábitos é lenta. Como também o bom humor e o perdão, neste processo de aprendizagem.
Segundo a autora: “Quando tratamos as crianças com dignidade e respeito, e quando lhes ensinamos valiosas habilidades de vida para o desenvolvimento de um bom caráter, elas irão disseminar a paz no mundo”.
Quem desejar conhecer mais, a autora tem vários livros com muitos exemplos práticos do dia a dia. Vale muito a pena.

Marly Ferreira Dejane
Psicóloga, Arteterapeuta, Palestrante, Consultora para pais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário