Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020


UMA COISA DE CADA VEZ  – ESTAR NO INSTANTE PRESENTE

Nos tempos de hoje onde a tecnologia nos possibilita fazer tudo muito rápido e várias coisas ao mesmo tempo, estamos conectados o tempo todo com várias coisas, situações e pessoas, mas desconectados de nós mesmos.
Estamos sempre tentando abraçar muitas coisas ao mesmo tempo, não posso perder tempo, porém o tempo é limitado, não estou sentindo o tempo neste instante, fico disperso, distraído, e a vida passa sem que eu possa sentir seu verdadeiro valor, sem que eu esteja presente neste instante. Esta incapacidade de viver o momento e de estar presente no momento causa perda do meu centro, uma insatisfação constante com o que se está vivendo.
Esta é uma doença bastante disseminada no mundo contemporâneo, o vazio existencial crônico.
No transtorno de personalidade Borderline, este é um dos seus fortes sintomas.
Colocamos nas nossas vidas muitas coisas que são irrelevantes, sem peso. É necessário separar o que tem peso, pois diariamente muitas coisas se lançam sobre nós e somos esmagados quando queremos assumir tudo, sem diferenciação do que é importante ou não.
O que é essencial na minha vida agora?
Estou indo de encontro comigo mesmo, com minha essência interior, com o meu propósito de vida? Com meu verdadeiro ser?
A nossa essência é permanente, não se pode mudar, é o que faz com que sejamos nós mesmos, e isto é o que importa na nossa vida. Nos leva a harmonia e equilíbrio.
“A vida é uma batalha entre o essencial e uma tempestade de ideias frívolas” (Santo Agostinho)
Por não viver o tempo presente não temos relação conosco mesmos, temos necessidade de estímulos cada vez mais fortes para nos sentirmos. Por exemplo, quando vamos fazer uma viagem de férias temos que ir a lugares cada vez mais longínquos, ou modalidades esportivas mais radicais para sentir a vida.
O contato consigo mesmo nos faz sentir intensamente num simples passeio no mato, o barulho das aves e as árvores. Sentir-se parte da criação, acolhido, apoiado, valioso e vivo.
Este também é o caminho do cuidado consigo mesmo, onde desenvolvemos a atenção em tudo que existe na criação de Deus. Este é o início de um processo em que passo a ter o controle sobre a minha vida.

Marly Ferreira Dejane
Psicóloga, Arteterapeuta e Palestrante




Nenhum comentário:

Postar um comentário